Seminário "Água, Resiliência e Sustentabilidade: Como Construir Soluções Conjuntas para o Futuro?"

Taquara será palco do Seminário que vai debater educação ambiental e sustentabilidade no Vale do Paranhana!
- Os desafios da educação ambiental na região;
- Integração das instituições de ensino em práticas sustentáveis;
- Políticas públicas e pesquisas inovadoras.
08h 15 às 08h 45 | CREDENCIAMENTO
08h 45 às 09h 10 | ABERTURA OFICIAL
09h 10 às 10h 30 | PALESTRA MAGNA
“Como está a Educação Ambiental no Vale do Paranhana?”
Palestrante: Felipe Baptista Leão - Coordenador do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental e membro do Comitê de Responsabilidade Social da FACCAT
10h 30 às 12h | PAINEL 1
“Como as instituições de ensino integram a Educação Ambiental em suas práticas”
Moderador: Paulo Robinson da Silva Samuel - Abes-RS
Patestrantes:
Luciana Martins - Coordenadora da Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Taquara
Taís Colombo - Professora e coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente - protejos de pesquisa e práticas para educação ambiental na escola CIMOL
Karina Rodrigues Lorenzatto - IFRS Rolante.
12h às 13h 30 | ALMOÇO
13h 30 às 14h 50 | PAINEL 2
“As experiências da Educação Ambiental nas políticas públicas no Vale do Paranhana”
Moderador: Eduardo Carvalho - Abes-RS
Palestrantes:
DRa Ximena Cardozo Ferreira - Promotora de Justiça Regional e Ambiental de Taquara
Morgana Marca - Coordenadora de ESG e Sustentabilidade da Piccadilly
14h 50 às 16h 10 | PAINEL 3
A Educação Ambiental como tema de pesquisa
Moderadora: Sabrina Kiszner - Procuradora Institucional do MEC/INEP na FACCAT
Palestrantes:
Alunas CIMOL Lavínia Braun e Djúlia Vedovato - projeto: ECO-BEE
Fernando Luis Hillebrand - Professor IFRS Fernando Luis Hillebrand
Guilherme Reich – Biólogo e proffessor da Fazenda Ambiental Güntherland
16h 10 - ENCERRAMENTO E COFFEE

Djúlia Anita Vedovato
Aluna da escola técnica Monteriro Lobato, curso técnico em meio ambiente.

Dr. Fernando Luis Hillebrand
Graduação em Agronomia (2007), mestrado em Geomática na área de concentração de Tecnologias da Geoinformação (2012), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor efetivo no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PPGSR) da UFRGS. É colaborador em pesquisas realizadas pelo Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS e pelo Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN) vinculado ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Líder do Grupo de Estudos em Desastres Naturais e Desenvolvimento Sustentável. É membro titular do Comitê de Assessoramento na área de Geociências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). As principais linhas de atuação são o sensoriamento remoto em região polares e ambientes extremos, geodésia, topografia, desastres naturais, posicionamento por GNSS e monitoramento de estruturas civis.

Eduardo Carvalho
Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, com especializações em Saneamento Básico e Gestão Empresarial. Atua há mais de 40 anos nas áreas de saneamento, gestão da qualidade e ambiental, além de segurança do trabalho. Na CORSAN (de 01/84 a 03/25) desempenhou diversas funções de gestão, destacando Diretor Administrativo, Técnico e de Operações. Atualmente é Vice-Presidente da ABES/ RS, Diretor do SENGE-RS, Conselheiro do COINFRA-FIERGS e integrante do Comitê da Bacia do Rio dos Sinos, além de Sócio-Diretor da Rede Gestão Integrada Consultoria Ltda.

Felipe Baptista Leão
Doutorando em Engenharia. Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais. Especialista em Compliance, Gestão de Risco, Qualidade, Meio Ambiente, Gestão de Pessoas, Inovação e Docência no Ensino Superior. Graduado em Administração. Professor de pós-graduação e graduação pela FACCAT e de cursos técnicos pelo SENAI. Coordenador da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CRA-RS

Guilherme Reich
Entusiasta da natureza desde criança, é formado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela PUCRS em 2006. Desde então atua na área da Educação Ambiental Formal e Informal. É professor da Rede Municipal de Ensino de Araricá, séries/anos finais, desde 2007. Proprietário do Sítio Güntherland, recebe e orienta turmas para vivências com a natureza desde 2010, trazendo elementos de conexão entre o ser humano e a Terra.

Karine Lorenzatto
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rolante.

Lavínia Laís Braun de Souza
Aluna da escola técnica Monteriro Lobato, curso técnico em meio ambiente.

Luciana Martins
Professora mestre em educação, Especialização em coordenação e supervisão escolar, especialização em gestão do ensino superior, especialização em psicopedagogia institucional, licenciada em matemática. Atualmente coordenadora da Educação Ambiental e anos iniciais da cidade de Taquara. Aproximadamente 20 anos de magistério e experiência em projetos de pesquisas.

Morgana Marca
Gestora ESG e Sustentabilidade na Piccadilly Company, formada em Gestão Ambiental pela Ulbra e atualmente cursando MBA em Gestão Estratégica de ESG. Atua diretamente na implementação da estratégia ESG, liderando Comitê de Sustentabilidade e Inovação para o aculturamento e engajamento dos stakeholders na jornada da sustentabilidade.

Paulo Robinson da Silva Samuel
Possui graduação em Engenharia Civil (PUC-RS), graduação em Administração (UFRGS), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração em Engenharia Urbana (UFRGS). Doutorando em Minas, Metalúrgica e de Materiais na UFRGS. Atualmente é Engenheiro do Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre. Assumiu a presidência da ABES-RS para o biênio 2023-2025. É tesoureiro Geral da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Saneamento Básico, Resíduo Sólido, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental.

Sabrina de F. B. Kiszner
Mestra em Desenvolvimento Regional (FACCAT), com produção e atuação na área de Responsabilidade Social Universitária; possui 28 anos de experiência na Educação Superior, como assessora e consultora; atua há 21 anos na área de Gestão Universitária - Planejamento, Avaliação e Compliance Regulatória, e coordena o Comitê de Responsabilidade Social da FACCAT desde 2018, integrando a Unión de Responsabilidad Social Universitaria Latinoamericana (URSULA); especialista membro da Comissão Assessora para realização de estudos de revisão do Guia de Autoavaliação Institucional de Educação Superior utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), nomeada pelo INEP/MEC.

Taís Colombo
Graduada em ciências Biológicas, pós graduada em Gestão e Educação Ambiental, Professora e Coordenadora da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (CIMOL).

Ximena Cardozo Ferreira
Promotora de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul, Titular da Promotoria de Justiça Especializada de Taquara e Designada para a Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e também Taquari-Antas. Doutora pela Universidade de Alicante (Espanha), pelo programa Agua y Desarrollo Sostenible do Instituto de Aguas y de las Ciencias Ambientales (IUACA). Mestre em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante (Espanha) e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela mesma Universidade (UFRGS).