CURSO - SANEAMENTO DESCENTRALIZADO E FOCADO EM RECURSOS

A ABES-RS convida você a participar do curso “Saneamento descentralizado e focado em recursos”, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de novembro, no SENGE-RS, das 18h às 22h.
Com carga horária de 12 horas
• Conceito de saneamento e higiene
• Agentes patogênicos e transmissão de doenças
• Cidades resilientes e soluções baseadas na natureza
• Diferentes modais de esgotamento e sanitários
• Higienização de excretas e diretrizes da WHO
• Economia circular e abordagem nexo (água, energia e alimento)
• Práticas e perspectivas de saneamento sustentável
• Tecnologias do futuro
• Dimensionamento, critérios e parâmetros de projetos
• Aspectos de legislação e regulação
Para pagamento via PIX ou depósito, enviar o comprovante para o e-mail abes-rs@abe-rs.org.br ou pelo whatsApp (51) 999330700.
Inscrição sócio = R$ 190,00
Inscrição não sócio = R$ 240,00

Fernando J. C. Magalhães Filho
Professor Adjunto de Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), Bolsista Produtividade (CNPq/2019-2025), Coordenador Executivo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções baseadas na Natureza - INCT SbN (CNPq/CAPES/FAPERGS), Membro do Conselho Superior de Regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN) e do Conselho Deliberativo do DMAE (Porto Alegre/RS). Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS), com Pós-Doutorado (UFMS) envolvendo mobilidade na Aarhus University (Dinamarca) e Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia). Engenheiro Sanitarista e Especialista em Gestão de Projetos (USP). Atuou como docente e pesquisador na S-INOVA/UCDB (2013-2022), Professor Visitante na UFMS (2022), entre outras (Estácio de Sá, UNIDERP e UNOESC) e consultor em diversas instituições (WWF, DNIT, AEGEA - MS, MT, RS, PR e CE, SANEAGO, SEMAE, CORSAN, Veolia, Rhama Analysis, FAPEC, FEENG, FLE, MPMS, TCE-MS, Prefeituras e outras). Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em MS (2021-2023) e reativou o Programa Jovens Profissionais do Saneamento - JPS. É revisor de dezenas de periódicos internacionais, possui mais de 90 publicações (h-index: 12) entre artigos científicos, livros e capítulos de livros na área de Gestão, Governança, Tratamento e Reúso de Águas. Tem atuado na integração empresa-universidade-governo com projetos socioambientais e de tecnologia e inovação com foco em: tomada de decisão, Soluções baseadas na Natureza, saneamento focado em recursos, abordagem nexo (água, energia e alimento) e economia circular.