“A contribuição do saneamento para qualidade de vida”
No dia 19 de novembro de 2025, das 8h às 12h15, será realizado no IPH/UFRGS, em Porto Alegre, o seminário “A contribuição do saneamento para a qualidade de vida”.O evento é alusivo ao Dia Interamericano do Saneamento e integra a programação da 32ª Semana Interamericana e 25ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul (06 a 18 de outubro de 2025), que neste ano discute o tema “Água, Resiliência e Sustentabilidade: Como Construir Soluções Conjuntas para o Futuro?”.
Os painéis trarão debates sobre:
Benefícios para a sociedade e desafios na gestão de resíduos;
Saneamento seguro para todos, com e sem redes de coleta
08:30 às 8:45 Abertura Oficial
8:45 às 09:00 Mútua
09:00 às 10:30 Painel 1- “Benefícios para a sociedade e dificuldades para uma adequada gestão de resíduos”
Moderador: Engº. Paulo Samuel
Palestrante – Engº Eduardo Fleck
Palestrante - Engº. Gino Gehling - IPH
Palestrante – Maninha Medeiros – FRECATA- Frente Parlamentar das Catadoras e Catadores do RS
10:30 às 10:45 Coffee
10:45 às 12:15 Painel 2 – “Saneamento seguro para todos, com e sem redes de coleta”
Moderador: Engª Anelise Nardi Hüffner - a confirmar
Palestrante - Engº Prof. Antonio D. Benetti - IPH
Palestrante - Engª Nanci Begnino Giugno- Senge-RS e Abes-RS
Palestrante – Engº Ismael Nicholas Schroer – Higra
Antônio Domingues Benetti
Engenheiro Civil, UFRGS. MSc Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Instituto de Pesquisas Hidráulicas – UFRGS; Ph.D em Engenharia Civil e Ambiental, Cornell University, Estados Unidos. Pós-doutorado em Engenharia de Processos Ambientais no Instituto Federal Suíço de Tecnologia e Ciência das Águas (EAWAG).
Professor dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Hídrica da UFRGS e pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da UFRGS. Suas áreas de interesse são Tratamento de Águas para Consumo Humano, Tratamento de Águas Residuárias Domésticas e Industriais, Manejo, Tratamento e Disposição de Lodos Químicos e Biológicos, Qualidade e Química da Água e Saneamento em Desastres e Emergências.
Eduardo Fleck
Engenheiro químico, mestre em Eng. Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Engenheiro aposentados do DMLU/PMPA, coordenou a equipe de Resíduos Especiais e o setor de Licenciamento e Monitoramento. Coordenou o Grupo Técnico Gestor, a omissão d construção do PMGIRS Porto Alegre. Coautor do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos de Saúde, ambos de Porto Alegre. Membro do COMAM e do Conselho Municipal de Saneamento Básico, membro dos comitês de bacia do Rio Gravataí e do Lago Guaíba. Autor do livro Introdução à Ciência dos Resíduos Sólidos
Gino Gehling
Doutor em Engenharia Ambiental pela Universitat Politécnica de Catalunya, España.
Professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas-UFRGS
Ismael Nicholas Schröer
Engenheiro mecânico sênior e coordenador técnico na Higra Industrial Ltda, especialista em turbomáquinas hidráulicas, simulação CFD e desenvolvimento de produtos inovadores.Atua na pesquisa e aplicação de turbomáquinas voltada à drenagem, energia e saneamento. Tem conduzido projetos de P&D em bombas e turbogeradores anfíbios, com foco em eficiência, sustentabilidade e aproveitamento energético no ciclo urbano da água.
Maninha Medeiros
Catadora de materiais recicláveis, ativista social e liderança vinculada ao Centro de Educação Ambiental (CEA) Vila Pinto, em Porto Alegre/RS. Filha de Marli Medeiros, referência em sustentabilidade social e fundadora da histórica Unidade de Triagem da Vila Pinto, cresceu em um ambiente marcado pela mobilização comunitária, empoderamento feminino e luta por justiça socioambiental. Atua na linha de frente da defesa dos direitos das catadoras e catadores, com forte presença na articulação política local e estadual. É Coordenadora da FRECATA – Frente Parlamentar das Catadoras e Catadores do RS, e participou de seu lançamento oficial na Assembleia Legislativa do Estado, contribuindo com o debate sobre pautas prioritárias da categoria. Militante ativa no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), no Fórum de Catadoras e Catadores dos Municípios e em articulações com a FRECATA, participa de debates e incidências públicas pela valorização da categoria e pela construção de políticas públicas inclusivas e feministas. Também representa as catadoras e catadores do CEA Vila Pinto, reforçando a urgência de políticas estruturantes nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Nanci Begnini Giugno
Engenheira Civil (UFRGS), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), Membro do Conselho Técnico Consultivo do SENGE-RS, conselheira da ABES-RS e consultora em Planejamento Urbano e Saneamento Ambiental.
Paulo Robinson da Silva Samuel
Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração em Construção, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Doutor em Minas, Metalúrgica e de Materiais, área de concentração em Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa na UFRGS (2023). Tesoureiro Geral da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-RS (2023-2025), Conselheiro do CREA-RS (2024-2026)