Seminário "Água, Resiliência e Sustentabilidade Tema: "Como Construir Soluções Conjuntas para o Futuro?""

A atividade vai discutir os desafios crescentes enfrentados pela água diante das crises ambientais e das mudanças climáticas, além de explorar os quatro pilares do saneamento — abastecimento público, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. Será também um espaço para refletirmos sobre o papel que cada um de nós desempenha na preservação desse recurso vital e na construção de soluções sustentáveis para o futuro.
Cada um de nós desempenha um papel único e significativo. Desde práticas diárias de conservação, como economizar água e reduzir o uso de plásticos, até o apoio a políticas e iniciativas ambientais, nossas ações têm um impacto tangível.
É essencial reforçar a importância da educação ambiental, que forma uma sociedade mais consciente e preparada para garantir a segurança hídrica. A recente tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul evidenciou a necessidade de fortalecer nossa resiliência hídrica, investindo em sustentabilidade, inovação e políticas públicas eficazes.
Devemos ser conscientes de nossos hábitos de consumo e descarte, adotando práticas de reciclagem e reutilização, além de advogar por políticas que protejam os recursos hídricos, conservem ecossistemas e incentivem práticas agrícolas e industriais sustentáveis.
Construir um futuro sustentável exige união, cooperação e ação responsável. O nosso papel é o de guardiões responsáveis deste planeta que compartilhamos. Ao reconhecer nossa interdependência com a natureza e agir de maneira consciente e proativa, podemos criar um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.
Portanto, vamos nos unir em um compromisso coletivo de preservar e proteger a água e o meio ambiente.
08:45 às 9:00 Abertura Oficial
09:00 às 10:30 Painel 1- Governança de Recursos Hídricos e Saneamento
Moderador: Paulo Robinson da Silva Samuel
Palestrante: Luiz Antônio Timm Grassi
Palestrante: Flávio Ferreira Presser
10:30 às 12:00 Painel 2 - Soluções Baseadas na Natureza
Moderador: Sandro Adriani Camargo
Palestrante: Fernando Magalhães - Professor de Saneamento Ambiental do IPH/UFRGS
Palestrante: Cristiane Schancka - Phytorestore Brasil
Palestrante: Leonardo da Costa - Vereador da Câmara Municipal de Cachoeirinha
12:00 às 14:00 Brunch
14:00 às 15:15 Painel 3 - A viabilidade dos serviços de saneamento
Moderador: Eduardo Barbosa Carvalho
Palestrante: Tiago Luis Gomes - Diretor Executivo da Gomes & Participações Engenharia de Saneamento.
Palestrante: Willian Iribarren Reinald - Diretor Nacional da Russell Bedford
15:15 às 16:30 Painel 4 - Inovações tecnológicas na busca da universalização do saneamento
Moderador: Jussara Kalil Pires
Palestrante: Marina Roque - IFAT Brasil
Palestrante: - Leomyr Girondi - CRVR - a confirmar

Cristiane Schwanka
Executiva do setor de infraestrutura, com trajetória no setor estatal e privado, em empresas de saneamento, inclusive de capital aberto listadas na B3 Novo Mercado, com passagem pela Sanepar, Iguá Saneamento e Copasa, onde ocupou, dentre outras, as posições de Diretoria de Gestão Corporativa, Operações, Regulação, Capex e de Relacionamento com Clientes. Atualmente é CEO da Phytorestore Brasil, empresa especializada em fitorremediação e soluções baseadas na natureza (SBNs) para o saneamento e obras de recuperação ambiental de grande escala, por meio de tecnologia de Jardins Filtrantes. É conselheira independente com formação pelo Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa - IBGC e Fundação Dom Cabral – FDC. Foi Conselheira Presidente do Conselho da Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social – FUSAN, entidade de previdência privada. É engenheira civil, advogada e doutora em Direito Econômico e Socioambiental

Eduardo Barbosa Carvalho
Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho com especializações em Saneamento Básico, Gestão Empresarial e ESG. Experiência de mais de 40 anos em empresa de saneamento no RS, tendo sido Diretor Administrativo, Diretor Técnico e Diretor de Operações.
Vice-Presidente da ABES/RS (Gestão 2025/2027), Diretor Executivo do SENGE/RS (Gestão 2023/2026), Conselheiro do COINFRA/FIERGS (GT Saneamento e Irrigação) e Membro do Comitesinos (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos), além de Sócio-Diretor da Rede Gestão Integrada Consultoria Ltda.

Fernando Magalhães
Engenheiro Sanitarista, Especialista em Gestão de Projetos (USP) e Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS), com Pós-Doutorado (UFMS) envolvendo mobilidade na Aarhus University (Dinamarca) e Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia) - ênfase em Soluções baseadas na Natureza. Professor no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Conselho Superior de Regulação da AGESAN-RS, do Conselho Consultivo da ABES-RS e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções baseadas na Natureza (INCT SbN – CAPES/CNPq/FAPERGS).

Flávio Ferreira Presser
Engenheiro Civil, Mestre em Ciências pela UFGRS, ex-Diretor-Geral do DMAE, ex-presidente da CORSAN, Coordenador da Câmara Técnica de Saneamento da ABES-RS e Conselheiro da ABES-Nacional.

Leonardo da Costa
Vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores para o mandato de 2025 a 2028 em Cachoeirinha-RS. Historiador formado pela UFRGS e atualmente mestrando em Ciência Política na mesma universidade, trago na formação acadêmica as ferramentas que fortalecem minha atuação política.
Atuo como ambientalista por convicção, integrando o Coletivo Mato do Júlio, na luta pela preservação da última floresta de Cachoeirinha, pela defesa do Rio Gravataí e de seus arroios.
Redes sociais: @leodacostas

Luis Antonio T. Grassi
Engenheiro Civil (UFRGS), especialização Planejamento Metropolitano (FLACSO). Eng. CORSAN - 1966 -1999. Assessor para Recursos Hídricos. Estágio no Programa "Water Quality Management", da Environmental Protection Agency- EPA / USAID - U.S.A. – 1974. Participou da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio dos Sinos (Presidente 1988), do Rio Gravataí (Vice-presidente - 1989), do Rio Caí (Vice-presidente -1999) e Lago Guaíba (Presidente -2000) e de outros Comitês de Bacias; Presidente da Comissão Consultiva do Conselho de Recursos Hídricos do RS; membro da Comissão de Redação da Lei das Águas do RS (Lei 10.250/94); Coordenador do Ano Estadual das Águas 2004, membro de Comissão
Organizadora dos Fóruns Internacionais do Meio Ambiente e da Àgua da ARI (2004 - 2010) Conselheiro Técnico do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico do Rio Grande do Sul - 2011-2014. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES-RS – 1999 a 2003.Membro do Conselho Técnico Consultivo do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul.

Marina Roque Oliveira
Engenheira Ambiental e Gerente de Projetos da IFAT Brasil, o principal evento de tecnologia ambiental do país. Lidera a organização e execução do projeto, promovendo um ambiente de conexão, inovação e desenvolvimento de negócios para o setor de saneamento e sustentabilidade.
Com experiência em gestão de indicadores, propostas técnicas e análises de viabilidade, já atuou em projetos de grande porte no Brasil e no exterior. Além disso, é voluntária na comissão organizadora do Stockholm Junior Water Prize, incentivando jovens talentos na busca por soluções para os desafios hídricos.

Paulo Robinson Samuel
Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração em Construção, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Doutor em Minas, Metalúrgica e de Materiais, área de concentração em Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa na UFRGS (2023). Tesoureiro Geral da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-RS (2023-2025), Conselheiro do CREA-RS (2024-2026) e Professor no Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, IPH-UFRGS.

Sandro Adriani Camargo
Biólogo, especialista em ecologia humana, especialista em projetos e tratamentos de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, especialista sênior em modelagens para melhoria da gestão empresarial e em indicadores de performance. Atuou por mais de 25 anos em empresas operadoras de saneamento básico. Coordena a Câmara Temática de Indicadores de Desempenho da ABES Nacional e é diretor da ABES RS.

Tiago Luis Gomes
Graduação em Engenharia Civil (2001) e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2005), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2013) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-Ufrgs). Docente universitário em disciplinas afins e correlatas em saneamento e na atividade pública Diretor da Agesan-RS e Consórcio Pró-Sinos. Na inciativa privada atuação com Consultoria e Assessoria nos quatro pilares do saneamento, conjuntamente desempenhando atividades como Consultor do Banco Mundial.

Willian Iribarren
Empresário, Conselheiro, Sócio com ênfase na expansão na área publica e governamental, Advogado, Graduado em contabilidade, Pós Graduado em Licitações e Contratos , Pós Graduado em Direito Eleitoral, Pós Graduado em Direito Tributário e MBA em Marketing e por fim não menos importante, entusiasta da área de PPP e Concessões, bem como Governança na área pública.